Desde a última quinta-feira (06), a cidade de Imperatriz enfrenta problemas com o abastecimento de água. De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), um problema eletromecânico danificou uma máquina, o que diminuiu a captação de água, resultando na interrupção emergencial do abastecimento na cidade. Contudo, a CAEMA informou que o problema foi solucionado e que o fornecimento de água seria retomado gradualmente.
Apesar disso, alguns bairros continuam relatando falta de água nas torneiras. Um exemplo é o bairro Nova Imperatriz, cujos moradores informam que estão sem água desde quinta-feira.
Em 21 de janeiro, a cidade inteira também foi surpreendida pela suspensão do fornecimento de água. Na época, a justificativa dada foi uma pane elétrica na captação.
Além disso, muitos moradores têm recorrido a depósitos domésticos para armazenar água, a fim de evitar serem pegos de surpresa pela suspensão repentina do fornecimento. Outra forma que a comunidade pode contribuir, é evitando o desperdício e usando a água de maneira consciente e equilibrada.
Em contra partida, no bairro Parque do Buriti, um cano estourado provocou desperdício de água limpa por aproximadamente 15 dias, moradores da Rua denunciam ao Imperatriz Online, após a repercussão do caso uma equipe foi ao local e o problema foi solucionado.