Cheio de urubus! Essa é a situação do Farol da Educação da cidade de Pinheiro, no Maranhão.
O local faz parte de uma rede de bibliotecas públicas e está atraindo urubus por conta da grande quantidade de lixo. No vídeo, é possível ver que as aves não estão só na calçada, mas também na parte interna das grades do farol.
O caso foi encaminhado ao Estado e aguardamos um retorno.
Com uma área territorial de 1.512,969km², Pinheiro possui 84.621 habitantes, conforme o último censo (2022). A unidade deveria funcionar como incentivo à leitura e a cultura, democratizando o acesso ao universo literário na região. Em 2019, uma recuperação chegou a ser feita, junto com a renovação do acervo, mas hoje, cinco anos depois, o lugar se encontra em péssimas condições.
O problema também oferece risco a saúde, isso porque microorganismos como uma variedade de bactérias, vírus e parasitas podem se proliferar em ambientes onde há acúmulo de lixo, aumentando o risco de doenças infecciosas.
O urubu em si não oferece risco direto, mas em caso de contato com os desejos contaminados da ave, o ser humano pode, por exemplo, adquirir uma infecção por ácaro e vermes.