Amanda Seixas, de 33 anos, é a primeira mulher no Maranhão a integrar as Rondas Ostensivas Táticas Móveis (Rotam), um dos grupamentos mais exigentes da Polícia Militar.
“Raio Mortal” é como são chamados os integrantes da Rotam. O curso preparatório teve duração de mais de dois meses, com 70 militares inscritos e apenas 33 aprovados — entre eles, Amanda.
Ao concluir o curso com êxito, a policial militar destacou: “Que cada mulher se sinta empoderada para seguir seus sonhos, alcançar seus objetivos e mudar o mundo”, disse.
Amanda destacou o trabalho mental, que sempre deve esta aliado ao físico: “Muitas etapas físicas me exigiram bem mais, por conta da minha fisiologia feminina. Mas eu tinha que superar essas questões se quisesse continuar no meu objetivo. Também tivemos perdas de caras bons de físico, mas o mental”, completou.
A Rondas Ostensivas Táticas Móveis (Rotam) é uma unidade de elite da Polícia Militar especializada em patrulhamento motorizado e ações de resposta rápida. Seu principal objetivo é apoiar outras unidades da PM em operações que exigem agilidade e alto nível de preparo.
A Rotam atua no enfrentamento de crimes considerados de alta periculosidade, como tráfico de drogas, saidinhas bancárias e sequestros relâmpago. Suas operações se concentram em áreas vulneráveis de São Luís e também em municípios do interior do Maranhão.