Com a aproximação do segundo turno da eleição municipal em Imperatriz, que acontece próximo domingo (27), uma dúvida de muitos eleitores que deixaram de votar no primeiro turno e se podem votar segundo turno. A resposta do Tribunal Regional Eleitoral é sim.
Em Imperatriz aproximadamente 41 mil pessoas deixaram de votar no primeiro turno das eleições municipais. Essas pessoas podem exercer o direito de votar, basta ir a sua sessão eleitoral das 8h as 17h do domingo de votação.
Essa é a primeira vez que Imperatriz realiza votação em segundo turno para a escolha de prefeito(a). Estão na disputa Rildo Amaral (PP) e Mariana Carvalho (REPUBLICANOS).
Quem por algum motivo deixou de ir as urnas no dia 06 de outubro tem até 11 de dezembro de 2024 para justificar a ausência pelo aplicativo E-título ou pelo serviço disponível no site do TSE.
A Justiça Eleitoral considera cada turno do pleito uma eleição independente para efeito de comparecimento à urna. Então, caso não consiga ir ás urnas novamente no dia 27, o eleitor precisa fazer uma nova justificativa.
O TSE ainda completa que caso o eleitor passe três votações sem ir ou sem justificar a ausência nas urnas, tem o título de eleitor cancelado e respondera por isso.