“Enem dos concursos” é adiado no MA e demais estados por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Imagens de Notícias do Maranhão

Efetivo do Corpo de Bombeiros do Maranhão embarca para o Rio Grande do Sul

O governo federal decidiu adiar o Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos concursos”, no Maranhão e demais estados brasileiros devido a situação de calamidade no Rio Grande do Sul, provocada por fortes chuvas na região. As provas seriam aplicadas neste domingo (5), em nove municípios maranhenses, incluindo Imperatriz, São Luís, Balsas, Caxias, Chapadinha, Prinheiros, Presidente Dutra, Santa Inês e Bacabal.

No Maranhão, 77.653 pessoas se inscreveram no concurso. O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, declarou pela manhã que 86 mil pessoas se inscreveram para fazer provas do CNU em 10 cidades do Rio Grande do Sul. No país foram cerca de 2,5 milhões de inscritos. Até o momento, não há uma nova data para as provas.

Um balanço divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul no início da tarde desta sexta mostra que o número de mortos em razão das fortes chuvas desde o início da semana subiu para 37. Ao todo, 235 municípios foram afetados.

COMO FUNCIONA A PROVA

O Concurso Público Nacional Unificado selecionará candidatos para 80 carreiras em mais de 20 órgãos públicos do governo federal, incluindo ministérios, fundações, agências reguladoras e institutos de pesquisa.

Há vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

As carreiras estão divididas em oito blocos temáticos. No ato da inscrição, o candidato escolhia um dos blocos e indicava sua ordem de preferência entre as carreiras daquela opção, assim como os estudantes indicam a ordem de preferência das universidades.

A prova conta com perguntas objetivas, comuns a todos os candidatos, e objetivas e dissertativas específicas do bloco escolhido

AJUDE O RS

O governo gaúcho reativou a conta “SOS Rio Grande do Sul” para receber doações via Pix que serão revertidas a donativos para as vítimas. Entidades da sociedade civil, que podem atuar no envio de mantimentos para os afetados pela chuva, também reúnem doações. O Governo do Rio Grande do Sul e a Defesa Civil divulgaram duas maneiras de receber as doações. Confira abaixo:

Centro Logístico da Defesa Civil Estadual:

Endereço: avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre; Telefone: (51) 3210 4255.

“SOS Rio Grande do Sul”:  PIX: CNPJ: 92.958.800/0001-38; Instituição: Banrisul.

Sair da versão mobile