Uma mãe desesperada, Ivoneide de Oliveira Borges, luta diariamente para garantir a saúde de sua filha Sonaria Borges, de 16 anos, que sofre de um câncer ósseo avançado que já se espalhou para o joelho. Ela está pedindo ajuda para cobrir os custos do tratamento, medicação, transporte e outras necessidades da jovem.
A família, originalmente de Riachão, no Sul do Maranhão, está atualmente residindo em São Luís, capital do estado, onde Sonaria está sendo tratada no hospital Aldenora Belo e vivendo em uma casa de apoio. Têm sido três meses longos e angustiantes na capital para a mãe e a filha.
Ivoneide, que também é mãe de mais cinco filhos, teve que deixar seu emprego para acompanhar de perto o tratamento da filha. Estima-se que o tratamento de Sonaria em São Luís durará mais de um ano.
A batalha contra o câncer de Sonaria tem sido uma luta contínua e exaustiva. A adolescente já passou por duas sessões de quimioterapia e ainda precisa de pelo menos mais duas antes de poder fazer a cirurgia para o tumor em seu joelho. A cirurgia está agendada para agosto deste ano.
Após a cirurgia, a jovem passará por um regime de fisioterapia e mais quatro sessões de quimioterapia, com uma sessão por mês. Ao longo deste processo, Sonaria perdeu uma quantidade considerável de peso.
A família da jovem está passando por um momento extremamente difícil e necessita da solidariedade e apoio. O apelo é para ajuda financeira para cobrir as despesas de medicação e transporte, que são essenciais para garantir que Sonaria receba o tratamento que tanto precisa.
Para qualquer pessoa que possa contribuir, sua generosidade e compaixão serão um farol de esperança para a família da adolescente neste momento sombrio.
Chave para doação 016.515.573-65 no nome de Ivoneide de Oliveira Borges.
Câncer Ósseo
O câncer ósseo é uma forma rara de câncer que se inicia nas células dos ossos. Ele pode se originar em qualquer osso do corpo, mas é mais comumente encontrado nos ossos longos dos braços e pernas. Existem vários tipos de câncer ósseo, e eles são categorizados em dois grupos principais: primários e secundários.
O câncer ósseo primário é aquele que se origina no osso. É relativamente raro e pode ocorrer em crianças e adultos. Os tipos mais comuns de câncer ósseo primário incluem osteossarcoma (mais comum em crianças e adolescentes), condrossarcoma (geralmente ocorre em adultos) e sarcoma de Ewing (principalmente em crianças e adolescentes).
O câncer ósseo secundário, ou metastático, é mais comum. Ele começa em outra parte do corpo, como o pulmão, mama ou próstata, e se espalha para os ossos. Este tipo de câncer é nomeado após o órgão onde começou.
Os sintomas do câncer ósseo podem incluir dor óssea persistente ou piora da dor, inchaço e sensibilidade perto do osso afetado, fadiga, perda de peso inexplicada e fraqueza óssea levando a fraturas.
O tratamento do câncer ósseo depende do tipo, tamanho e localização do câncer, bem como da idade e saúde geral do paciente. As opções de tratamento incluem cirurgia (para remover o tumor), radioterapia (para matar as células cancerígenas), quimioterapia (medicação para matar as células cancerígenas), terapia direcionada e, às vezes, uma combinação desses tratamentos. A reabilitação, como fisioterapia, também pode ser necessária após o tratamento para ajudar o paciente a recuperar a força e a mobilidade.
Em geral, o prognóstico para câncer ósseo varia dependendo de muitos fatores, incluindo o tipo de câncer, o estágio no momento do diagnóstico, a resposta ao tratamento e a idade e saúde geral do paciente.