Na manhã desta segunda-feira (31), uma grande quantidade de kadrons foi destruída na Praça do Mercado, em Açailândia, em uma ação conjunta da Prefeitura, do Detran-MA, da Polícia Militar e do Ministério Público Estadual. Para inutilizar os equipamentos, foi utilizado um rolo compactador.
Todos os escapamentos destruídos foram apreendidos em operações realizadas nos últimos meses na região, em combate ao uso ilegal de escapamentos adulterados, à perturbação do sossego público e à poluição sonora.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o uso de descarga adulterada ou kadron é uma infração grave, sujeita a multa de R$ 195,23 e à soma de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Os kadrons emitem ruído excessivo principalmente na aceleração – Quando o motociclista acelera, especialmente em rotações mais altas, o som do motor fica muito mais alto devido à falta de abafadores no escapamento.
Além disso, essa prática causa um impacto significativo ao meio ambiente devido ao aumento da poluição sonora. Enquadrada como crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/1998, que prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa para quem causa poluição que resulte em danos à saúde humana.