Obras irregulares, sem alvarás ou outras medidas obrigatórias, estão sendo alvo de fiscalização realizada pela prefeitura de Imperatriz. Somente nos três primeiros meses do ano, 28 denúncias de irregularidades foram atendidas, e 17 obras já foram embargadas.
De acordo com a prefeitura, as fiscalizações visam evitar problemas futuros, como construções em áreas de risco, obstrução de vias públicas e falta de infraestrutura adequada.
Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2025, foram atendidas as seguintes demandas : 33 notificações realizadas, 17 embargos realizados, 20 processos de retorno, 18 processos de postura, 14 operações e ações conjuntos e 28 denúncias atendidas.
Na cidade, qualquer obra, seja residencial ou comercial, precisa de um alvará de construção. A prefeitura ainda alerta que possíveis denúncias podem ser feitas diretamente na Secretaria de Planejamento Urbano (SEPLU) ou pelo número (99) 99109-6938.
Segundo a secretária que realiza as fiscalizações, as normas existem para proteger a população e assegurar que as construções atendam aos padrões técnicos necessários. Por isso, pedem que todos os cidadãos procurem a SEPLU antes de iniciar qualquer obra, para obter a devida autorização e evitar transtornos futuros.