Um homem de 40 anos foragido da Justiça do Maranhão foi preso ao tentar registrar um boletim de ocorrência na delegacia de São Miguel do Tocantins (TO) por perda de documentos. Quando os policiais checaram os dados pessoais dele, encontraram o mandado de prisão preventiva por furto expedido pela Vara Única da comarca de Montes Altos (MA), aberto desde 2020, mas a captura só aconteceu agora.
O delegado Antônio Bandeira, da 16ª Delegacia de São Miguel do Tocantins, comentou que o homem vivia no estado de forma tranquila. “Mesmo sabendo que era investigado pela Polícia Civil do Maranhão, foi até a delegacia, mas acabou preso e conduzido ao cárcere com base na ordem judicial que estava em aberto”, disse.
O homem, que não teve a identidade divulgada, foi levado para a Cadeia Pública de Araguatins, onde ficará à disposição da Justiça. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Tocantins, ele será transferido para Montes Altos.
Para o delegado Antônio Bandeira, a prisão realizada é de grande valia, uma vez que trata-se de um foragido da Justiça e que estava vivendo no Tocantins, tocando sua vida de forma tranquila. “Mais uma ação positiva realizada pela equipe de policiais civis da 16ª DP e que resultou na prisão desse indivíduo, que mesmo sabendo que era investigado pela PC do Maranhão, foi até a Delegacia, mas acabou preso e conduzido ao cárcere com base na ordem judicial que estava em aberto”, afirmou.
Um outro caso semelhante ocorreu no início deste mês, no Maranhão. Um homem foi ao Plantão Central da Polícia Civil de Imperatriz para registrar uma denúncia e acabou sendo preso por por quatro mandados de prisão em aberto na cidade de Floriano, no estado do Piauí. Segundo a polícia, o homem chegou à delegacia pedindo ajuda e informou que algumas pessoas o estavam perseguindo e queriam matá-lo.
No momento em que ele relatava o ocorrido, um carro branco passou em frente à delegacia, e ele informou que os ocupantes do veículo queriam matá-lo. Nesse momento, os policiais perguntaram se ele já havia sido preso e ele informou que sim, por furto e roubo. Com isso, os policiais fizeram uma busca no sistema e encontraram os quatro mandados em aberto.
Após isso, os policiais deram ordem de prisão, e ele está à disposição da justiça. Ele estava foragido e morava no bairro da Caema. A polícia não divulgou do que se tratam os mandados abertos contra ele.