Um homem foi preso na madrugada deste domingo (19) acusado de importunação sexual contra uma jovem em um bar localizado no centro de Davinópolis, no Maranhão. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima estava acompanhada da mãe em uma mesa do estabelecimento quando o homem se aproximou e tocou suas partes íntimas com a mão.
Após a ação criminosa, a jovem reagiu repreendendo o agressor e o empurrando. A situação gerou uma discussão no local, levando a vítima e a mãe a deixarem o bar. A guarnição foi acionada pelo tio da jovem, que denunciou o caso à polícia.
O acusado foi localizado pelos policiais nas proximidades do bar e, ao ser abordado, alegou não saber se havia cometido o crime. No entanto, na presença da equipe, ele passou a ameaçar a jovem e a mãe de morte. Quando os policiais informaram que ele seria conduzido à delegacia, o homem começou a ameaçar também os agentes, chegando a dizer à policial feminina que a mataria.
Durante a abordagem, o homem resistiu à prisão, sendo necessário o uso os policiais usassem algemas para contê-lo. Dentro da viatura, ele continuou a ameaçar os policiais e chegou a tentar destruir o veículo com chutes.
O acusado foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Imperatriz e responderá pelo crime de importunação sexual, além das acusações de ameaça e resistência à prisão.
O que é importunação sexual?
Importunação sexual é um crime previsto no Código Penal brasileiro desde a aprovação da Lei nº 13.718/2018. Ele ocorre quando alguém pratica ato libidinoso contra outra pessoa, sem o seu consentimento, com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiros. A pena para quem comete o crime pode variar de 1 a 5 anos de reclusão. Essa legislação foi criada para combater comportamentos abusivos que violam a liberdade e a dignidade sexual das vítimas.