Um homem foi preso pela Polícia Civil do Maranhão, nesta terça-feira (13), após ser flagrado arrastando um cachorro amarrado na traseira de uma motocicleta na cidade de Lago da Pedra, a 345 km de São Luís. Segundo a investigação, o crime foi registrado por testemunhas, que ligaram para a polícia para denunciar o caso.
Durante a prisão, o homem confessou que tinha matado o cachorro porque ele estava com leishmaniose e que, após matá-lo, ia jogar o corpo fora. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Lago da Pedra, onde está à disposição da Justiça.
Em janeiro deste ano, um outro homem também foi preso, na cidade de Lima Campos, a 258 km de São Luís, após ser flagrado arrastando um cachorro em uma motocicleta. O caso foi registrado por câmeras de segurança. Nas imagens, é possível ver que o homem passa por uma avenida com o animal amarrado na traseira da moto.
O motociclista arrasta o cachorro por alguns metros e depois o animal se solta e fica agonizando no meio da via, correndo o risco de ser atropelado por outro veículo. A cena causou comoção em quem passava pelo local. Minutos depois, o homem volta e pega o cachorro e amarra ele novamente na moto para continuar o arrastando.
De acordo com a polícia, o cachorro adoeceu e o homem, que era tutor do animal, quis abandoná-lo. O cachorro ainda foi encontrado com vida em uma área de mato, mas apesar de receber cuidados veterinários, acabou não resistindo aos ferimentos e morreu.
O homem foi autuado em flagrante por maus-tratos contra animais, mas acabou sendo liberado em audiência de custódia. A prática de abuso, maus-tratos ou mutilação de animais de estimação tem pena de dois a cinco anos de prisão, além da proibição de guarda.