Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (26), na cidade de Timbiras, distante 284,4 km de São Luís, por armazenar conteúdo de abuso infantil.
A prisão aconteceu durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na deflagração da operação chamada Conteúdo Proibido, que tem como objetivo combater o abuso infantil por meio da rede mundial de computadores.
O nome da operação faz referencia ao tráfego de conteúdo envolvendo cenas sexuais de crianças e adolescentes por meio da rede mundial de computadores, conduta proibida pelas leis brasileiras e tratados internacionais.
A operação investiga o envolvimento dois homens, sendo um deles o que foi preso, com crimes relacionados ao armazenamento e disponibilização de imagens e vídeos contendo cenas de abuso e exploração infantil na internet.
Foram apreendidos equipamentos e mídias que passarão por exames periciais. Os investigados podem ser condenados a até 10 anos de prisão pelos crimes de armazenamento e disponibilização de conteúdo de abuso infantil.
Outro caso
No último dia 07, um homem, de 26 anos, foi preso em flagrante por armazenar e divulgar conteúdo de abuso infantil por meio do WhatsApp, em Grajaú.
A investigação iniciou após o Ministério Público encaminhar um caso de distribuição de conteúdo de abuso infantil, para a Delegacia de Grajaú. O próprio padrasto do suspeito depôs contra o jovem, afirmando que ele poderia ser autor do crime. Após o acusado ignorar uma intimação, a equipe da delegacia foi enviada à sua casa para uma nova intimação e se deparou com sons de conteúdo adulto vindos do celular dele.
Nervoso, o suspeito jogou o aparelho no chão, que estava desbloqueado, possibilitando a confirmação de que se tratava de conteúdo de abuso infantil. Preso em flagrante, ele foi encaminhado à Unidade Prisional e permanece à disposição da justiça.