Um homem, identificado apenas como Bruno, morreu afogado, neste final de semana, após tentar atravessar um rio a nado, na cidade de Cajari, distante 200 km de São Luís.
A vítima estava visitando alguns parentes na região, quando decidiu banhar nas águas do Rio Maracu, que estava cheio e com uma forte correnteza.
De acordo com testemunhas, Bruno começou a sentir cãibras e acabou se afogando. Moradores e pescadores ainda tentaram fazer o resgate, mas ele só foi encontrado horas depois, já sem vida.
A decisão de Bruno foi extremamente perigosa, pois atravessar um rio a nado exige preparo e cuidados específicos. Principalmente porque nadar por longos períodos ou em condições desafiadoras pode causar fadiga muscular, levando a cãibra. Isso pode resultar em tragédia, como no caso deste final de semana.
Para diminuir os perigos, é essencial valiar a correnteza, caso esteja forte a recomendação é ficar em terra firme. Além disso, observar a profundidade antes de entrar na água, planejar a travessia com cuidado, escolhendo o ponto mais seguro e estudando as condições do rio são atitudes que podem salvar vidas. Em casos de sinais de fadiga é necessário descansar ou interromper a travessia.