Em Balsas, um macaco-prego tem assustado moradores da área urbana da cidade. Esta semana, o animal entrou em uma casa, quebrou vários objetos e mordeu o proprietário, que precisou passar por uma cirurgia de emergência para não perder um dedo da mão. O homem está sendo acompanhado pela Secretaria de Saúde do município, e o Corpo de Bombeiros tenta capturar o animal para levá-lo a um local seguro.
A suspeita das autoridades é que o macaco tenha vivido em cativeiro e conseguido fugir e que está “assustado” com a situação. O Corpo de Bombeiros tenta capturar o animal para levá-lo a um local apropriado, garantindo seu bem-estar e evitando novos ataques.
No Brasil, é crime machucar ou maltratar um animal, seja ele selvagem ou doméstico, e quem cometer essa violência pode ser punido com base na Lei de Crimes Ambientais no Art. 32, que trata do maus-tratos a animais.
Quem machucar ou maltratar um animal pode ser preso por um período de três meses a um ano, dependendo da gravidade do ato.
Além disso, os macacos, como outros animais, podem transmitir doenças aos seres humanos, muitas das quais são chamadas de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas de animais para pessoas. Os macacos, especialmente, podem ser transmissores de Febre Amarela e Hepatite B e C, por exemplo.