Durante o período de Carnaval, o estado do Maranhão testemunhou um número significativo de prisões realizadas, com um total de 138 indivíduos detidos em flagrante, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Um balanço das operações de segurança realizadas no Maranhão durante o Carnaval mostra que 32 dos casos de prisões foram feitas em São Luís, outros 17 foram nos circuitos de carnaval na capital maranhense.
Dentre os crimes mais presentes nos registros do feriado estão furtos de celulares, violência contra a mulher e tráfico de drogas. Para as autoridades, apesar das ocorrências registradas, o período de folia neste ano foi considerado tranquilo.
Nas operações realizadas pela Polícia Civil, também foi identificada a suposta participação de quadrilhas criminosas de outros estados do país, em crimes cometidos no Maranhão.
Após a descoberta, a polícia iniciou investigações sobre o caso.
Em todo Maranhão o policiamento foi reforçado por meio da operação Carnaval Seguro, que foi realizada pela Polícia Militar, por meio de fiscalizações em pontos estratégicos, onde ocorreram festas de carnaval.
Também houve uma
intensificação nas fiscalizações em rodovias federais por parte da PRF, para combater infrações de trânsito, como direção sob consumo de bebida alcoólica e tráfico de drogas.