A situação de emergência se agrava em 24 municípios maranhenses, conforme informações da Defesa Civil do Maranhão. O estado enfrenta um cenário desafiador devido às intensas chuvas, que resultaram em alagamentos e inundações, afetando diretamente 943 famílias, segundo dados oficiais.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta para o aumento do nível dos rios Itapecuru e Mearim, ambos acima do patamar considerado normal. Com isso, há o risco iminente de inundações em áreas críticas, especialmente nas cidades de Caxias, Pedreiras e Trizidela do Vale. O rio Mearim atingiu a marca de 7,40 metros, enquanto o Rio Itapecuru registra 6 metros acima do seu nível habitual.
A Defesa Civil do Maranhão está manitorando as localidades afetadas, mobilizando equipes para prestar assistência às famílias desabrigadas. As ações incluem a retirada de pessoas de áreas de risco, bem como a distribuição de refeições, fornecidas pela rede de Restaurantes Populares do Governo Estadual.
Recomenda-se à população que mantenha distância segura de trechos afetados pelas chuvas ou áreas encharcadas, devido ao aumento do risco de deslizamentos e desmoronamentos. Em casos de alagamentos, é essencial procurar abrigo em locais seguros e acionar os serviços de emergência pelo número 193.
Em Pedreiras, a situação é crítica, com 190 famílias desabrigadas e outras 636 entre desabrigados e desalojados. A Prefeitura local está empenhada em auxiliar essas pessoas, direcionando-as para abrigos improvisados, como ginásios de esporte, centros comunitários e outras instalações disponíveis.
CUIDADOS
A Defesa Civil do Maranhão orienta que, em situações de chuvas intensas, a população mantenha distância segura de trechos afetados e/ou em que o solo esteja encharcado, o que aumenta o risco de desmoronamentos ou deslizamentos.
A Defesa Civil também alerta que ao verificar riscos de alagamentos na cidade, deve-se procurar as autoridades de defesa como Corpo de Bombeiros e a própria Defesa Civil, por meio dos telefones 193 e 199, informando quais são as áreas afetadas pelas cheias.
Confira a lista das cidades:
Formosa da Serra Negra
São Roberto
São João do Soter
Tuntum
Monção
Pindaré-Mirim
Conceição do Lago Açu
Lago da Pedra
Lagoa Grande do Maranhão
Carutapera
Governador Nunes Freire
Boa Vista do Gurupi
Trizidela do Vale
Cantanhede
Palmeirândia
Bacabal
Jenipapo dos Vieiras
Cachoeira Grande
Buriticupu
Arari
Satubinha
Anapurus
Grajaú
Barra do Corda