O estado do Maranhão ocupa a 24ª posição no ranking do Índice de Progresso Social (IPS) 2024. A pesquisa mede a qualidade de vida dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, considerando o desempenho social e ambiental de diferentes territórios. No ranking, o Maranhão, que registrou a pontuação de 55,72, fica à frente de somente três estados: Rondônia (55,67), Acre (55,31) e Pará (53,20).
O ranking é medido por três pontos principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem Estar e Oportunidades. As pontuações variam de 0 (pior) a 100 (melhor) e corresponde à média dos pontos principais citados. A pesquisa é feita pela organização Social Progress Imperative. Os dados do IPS são atualizados desde 2014.
Entenda como é feita a pesquisa através das três dimensões principais:
Necessidades Humanas Básicas: nutrição e cuidados médicos, água e saneamento, moradia, segurança pessoal.
Fundamentos do Bem Estar: acesso ao conhecimento básico, acesso à informação e comunicação, saúde e bem-estar, qualidade do meio ambiente.
Oportunidades: Direitos individuais, liberdades individuais e de escolha, inclusão social, acesso à educação superior.
A cidade de São Félix de Balsas, no Maranhão, ficou entre os 20 municípios com as mais baixas pontuações no Índice de Progresso Social. A cidade localizada no sudoeste do estado registrou 43,05 na pontuação.
Veja o documento com os resultados da pesquisa: