Na manhã desta quinta-feira (16), moradores dos bairros Encruzilhada e Santa Filomena, em Santa Inês, realizam um protesto que bloqueia a BR-222. O grupo reclama da falta de segurança no trecho que liga a cidade a Santa Luzia e exige a instalação de redutores de velocidade, como lombadas.
De acordo com os manifestantes, o trecho de aproximadamente três quilômetros é considerado perigoso devido ao excesso de velocidade. Somente nesta semana, duas pessoas morreram em acidentes na rodovia, e no fim do mês passado, outro jovem perdeu a vida no mesmo local.
O bloqueio começou por volta das 5h e ainda não há previsão de término. Os moradores afirmam que só liberarão a pista após receber uma resposta das autoridades sobre as medidas de segurança solicitadas.
Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que realiza estudos técnicos para definir a melhor solução para o km 364 da BR-222. O órgão também destacou que uma Ação Civil Pública exige a retirada de lombadas irregulares e que permanece disponível para reuniões com representantes locais, mas que até agora houve recusa da comunidade em participar do encontro.
Confira a nota na íntegra:
“O DNIT informa que existe uma Ação Civil Pública que determina à Autarquia a retirada de lombadas instaladas de forma irregular nas rodovias federais. Além disso, o DNIT já solicitou oficialmente a realização de estudos técnicos para indicar a solução mais adequada para o segmento da BR-222, no km 364.
O DNIT reitera que permanece à disposição para realizar uma reunião com os representantes locais, a fim de esclarecer dúvidas e buscar soluções conjuntas. Contudo, até o momento, houve recusa por parte da comunidade em participar desse encontro”.