Na noite desta terça-feira (30), morreu aos 78 anos o mestre internacional do jogo de damas Pedro Laurindo dos Santos, conhecido como Dotinha. Dotinha estava internado desde a madrugada da última quarta-feira (25) no Hospital dos Servidores, no bairro Calhau, em São Luís, após sofrer uma queda da escada em sua casa no bairro Cidade Operária.
Pedro Laurindo dos Santos (Dotinha) começou a jogar damas internacionais aos oito anos de idade, conquistando seu primeiro título aos 13 anos. Reconhecido internacionalmente pelo seu talento, Dotinha passou 30 anos demonstrando suas habilidades a brasileiros e estrangeiros, inclusive russos. Campeão mundial, ele criou jogadas espetaculares e catalogou mais de 100 mil partidas em sua carreira.
Além de sua trajetória como jogador, Dotinha desenvolveu a Super Dama Inteligente, um guia com dicas para damistas melhorarem seu desempenho. Diabético há cerca de 50 anos e com problemas renais, ele levava uma vida normal, mas ocasionalmente sofria desmaios devido a baixas de glicemia. Meses atrás, Dotinha desmaiou no terminal do São Cristóvão e foi socorrido por pessoas que o reconheceram.
Na madrugada da última quarta-feira, com a glicemia baixa, Dotinha tentou descer sozinho do segundo andar de sua casa, desmaiou e rolou escada abaixo, sofrendo traumatismo craniano. Levado ao Hospital dos Servidores por familiares, seu estado de saúde se agravou, e ele não resistiu, falecendo na noite desta terça-feira, 30.
O velório vai ser realizado nesta quarta-feira, na residência da família, na Unidade 203, na Cidade Operária, em São Luís.