Moradores de Santa Rita denunciaram que, desde sábado (27), pessoas já estão guardando vagas em filas para o cartório da cidade, que serão atendidas apenas nesta segunda-feira (29).
Segundo relatos, cadeiras têm sido posicionadas na porta do cartório para reservar lugares, e alguns chegam a vender essas vagas por até R$ 100 cada.
“Olha a fila para amanhã. Estão vendendo vaga aqui até por R$ 100”, afirmou um morador, denunciando a prática.
Ainda segundo o denunciante, essa prática tem causado transtornos para quem precisa do atendimento e não pode pagar pela vaga, obrigando muitas pessoas a passar a noite na fila para garantir sua vez.
O problema não se restringe ao interior do Maranhão. Em São Luís, a Ouvidoria do Ministério Público do Maranhão (MPMA) também tem recebido denúncias sobre longas filas em cartórios, principalmente nos Cartórios de Registro Civil da 3ª Zona, no João Paulo, e da 1ª Zona, na Rua do Egito. Mesmo chegando durante a madrugada, muitas pessoas não conseguem atendimento devido à limitação de senhas.
A ouvidora do MPMA, Sandra Elouf, destaca que fotos e vídeos anexados às denúncias mostram a situação das filas. “Recebemos essas reclamações pelo sistema da Ouvidoria e estamos encaminhando aos órgãos responsáveis para resolver o problema. Esse tipo de desgaste e humilhação não deve ocorrer, principalmente com pessoas idosas”, afirmou.
Por Adriano Gustavo