Parte da parede de uma casa, onde funcionava de forma improvisada, uma escola municipal, no município de Poção de Pedras, distante 253.12 km de São Luís, desabou e deixou dois alunos feridos, na tarde dessa quinta-feira (21). A escola improvisada atendia alunos no Povoado Mandís da Barbara, na zona rual do município.
De acordo com os pais dos alunos, no local existem infiltrações e goteiras, além de também não contar com ventilação adequada.
As imagens do ocorrido circulou as redes sociais causando revolta na região. A comunidade e os pais de alunos cobram um local adequado para as crianças terem acesso à educação, com segurança.
Por meio de nota, a prefeitura disse que as crianças tiveram ferimentos leves e foram atendidas ainda no local, por não haver necessidade de encaminhá-las ao hospital. Confira a nota completa:
IMAGEM DA NOTA
Maranhão: Estado brasileiro com mais obras de educação paralisadas em 2023
O Maranhão foi classificado como o estado brasileiro com o maior número de obras da educação paralisadas em todo o Brasil, no ano passado. Mesmo com a quantia de R$ 1,5 bilhão em recursos federais já destinados para mil dessas obras em todo o país, 159 delas estavam paradas até dezembro de 2023.
O motivo mais frequente das paralisações é contrato rescindido e o segundo maior motivo, é abandono pela empresa.
Os recursos foram destinados para construções de instituições da educação básica, como escolas e creches. As obras são bancadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).