Em Miranda do Norte, a 120 km de São Luís, a Polícia Civil realizou, esta semana, uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão e combater a comercialização e distribuição ilegal de medicamentos fitoterápicos no município e em cidades vizinhas. Foram apreendidos hormônios para ganho de massa muscular, medicamentos para disfunção erétil e para emagrecimento.
A mercadoria era comercializada por um homem que não tinha licença para a atividade. Ele usava a própria casa como ponto de apoio.
Os policiais encontraram os remédios guardados de forma inadequada, expostos a altas temperaturas, o que comprometeu sua eficácia e segurança. As autoridades destacam que, mesmo que muitos dos produtos tenham origem natural, só podem ser usados mediante prescrição médica, devido ao perigo que apresentam.
Segundo o delegado, Renilto Ferreira, da Delegacia de Polícia de Miranda do Norte, a operação visa garantir a segurança da população, prevenindo danos irreversíveis à saúde e evitando possíveis mortes causadas pelo uso inadequado desses medicamentos.
A Polícia Civil reforça a importância de adquirir medicamentos apenas em locais autorizados e com prescrição médica, alertando sobre os riscos da automedicação e da compra de produtos de origem clandestina.