Um piloto identificado como José Rondinelle Encarnação Rodrigues, de 43 anos, morreu durante a queda de um helicóptero em uma fazenda, localizada entre os municípios de Santa Luzia e Buriticupu, nesta terça-feira (02). A vítima era natural do estado do Rio Grande do Sul.
De acordo com informações da Polícia Militar do Maranhão, a aeronave fazia a aplicação de produtos agrícolas em uma lavoura. Até o momento, não há informações sobre as causas do acidente e se haviam outras pessoas na aeronave.
Uma equipe do Centro Tático Aéreo saiu de São Luís, com peritos do Instituto Médico Legal (IML), para colaborar no resgate do corpo do piloto, que deve ser encaminhado em seguida ao IML de Imperatriz.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o helicóptero, fabricado no ano de 1998, pertencia à José Rondinelle e está registrada no nome dele. Porém, estava com operação negada para táxi aéreo. Além disso, o Certificado de Aeronavegabilidade também estava suspenso, conforme apontou um boletim da Anac.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão, o helicóptero caiu em uma área de alagamentos e de difícil comunicação. Não estava chovendo no momento do acidente, mas o tempo estava nublado.
O Imirante.com solicitou um posicionamento do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) mas, até o momento, não houve retorno.