Uma obra de arte foi furtada, na madrugada desse domingo (13), da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Igreja Matriz, em Barreirinhas, a 252 km de São Luís.
A obra, intitulada de ‘O Batismo’, é uma pintura em óleo da artista plástica Ruth Machado, da Academia Brasileira de Belas Artes, datada de 1922.
Segundo o pároco, os criminosos deixaram a moldura e levaram só a tela. Nada mais da igreja foi levado. Ribamar Xavier afirma que a obra é valiosa, mas não soube precisar o valor exato da tela.
A Polícia Civil do Maranhão, por meio da 20ª Delegacia Regional de Barreirinhas, foi informada do furto da tela e está investigando o crime. A igreja está, temporariamente, fechada, para poder ser periciada por uma equipe do Instituto de Criminalística (ICRIM) de São Luís, ainda esta semana.
O padre afirmou que essa é a segunda vez, em pouco menos de três meses, que a Paróquia Nossa Senhora da Conceição é alvo de criminosos. A primeira vez foi no dia 29 de setembro, quando homens armados e usando máscaras faciais, se aproveitaram do fato de a porta da casa paroquial estar aberta. Eles entraram no local no início da madrugada, renderam um padre da paróquia, uma secretária e um bispo.
Créditos: G1 MARANHÃO