Dois falsos advogados foram presos pela Polícia Civil, nas cidades de Grajaú e Barra do Corda, no Maranhão, após serem denunciados pela OAB.
De acordo com a polícia, os acusados são um homem e uma mulher que se identificavam em suas redes sociais como advogados e exerciam ilegalmente a advogacia. A mulher, que se dizia atuante na área previdenciária, chegou a postar, inclusive, possíveis clientes.
As prisões, ocorreram nessa segunda-feira (25) e terça-feira (26), durante o desdobramento de uma ação da Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia da OAB-MA.
A comissão verificou os casos em flagrante, durante sua estadia no interior do estado, que tinha como objetivo fazer uma ação de esclarecimento de dúvidas de advogados sobre procedimentos legais e sobre o Código de ética e disciplina, além de combater práticas de publicidade ilegal.
Após prestarem depoimento, os dois investigados assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados. Mesmo assim, a Polícia Civil continua investigando o caso.
Outro caso
Um caso semelhante foi registrado em fevereiro deste ano, quando um homem foi preso por se passar por advogado e aplicar golpe em idosos, em Satubinha, no Maranhão.
Segundo a polícia, ele cobrava cerca de R$2 mil para resolver problemas ligados a pensões e aposentadorias, mas depois desaparecia com o valor adiantado pelas vítimas.
A prisão aconteceu no local que era utilizado como escritório pelo suspeito, onde foram apreendidos computadores e documentos previdenciários.
É possível evitar golpes ao contratar um advogado, consultando o número de registro do advogado na OAB pelo site www.oabma.org.br.