Após a tempestade que atingiu Imperatriz no fim da tarde e noite de ontem (08), causando alagamentos em diversos pontos da cidade, a prefeitura intensificou os trabalhos de limpeza dos riachos e córregos que cortam o município, com o objetivo de reduzir os pontos de alagamento caso haja novas chuvas. Segundo a meteorologia, as chances de tempestades hoje (09) variam entre 15% e 18%.
Além das áreas mais próximas a riachos como Capivara e Bacuri, também alagou o prédio onde funciona a Superintendência de Trânsito de Imperatriz. Por causa disso, o órgão suspendeu os atendimentos nesta quinta-feira (09) para limpeza do local.
Os atendimentos serão retomados normalmente na sexta-feira (10). Segundo a Defesa Civil, foram registrados mais de 54 mm de chuva na cidade ontem.
Os cinco riachos e os demais córregos que atravessam o perímetro urbano da cidade estão sendo monitorados constantemente. As equipes do município, juntamente com o prefeito, continuam vistoriando e mapeando as áreas alagadas nesta quinta-feira.
Descarte inadequado de lixo
A população também pode contribuir para evitar situações como essa, evitando o descarte inadequado de lixo, que contribui para o entupimento de bueiros e aumenta as chances de inundações durante as chuvas.
Adotar hábitos conscientes de descarte, como o uso de lixeiras e a separação de recicláveis, é essencial para garantir um ambiente mais limpo e saudável para todos. Outra recomendação é colocar o lixo para fora de casa somente no dia da coleta.