Em uma cerimônia emocionante realizada na terça-feira (10), a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC) marcou a aposentadoria de K9 Viny, o primeiro cão farejador da Polícia Civil do Maranhão . Ao longo de seus sete anos de serviço, Viny, um Pastor Belga Malinois, teve um papel crucial na detecção de drogas, armas e munições em mais de 150 municípios do estado.
Desde seu ingresso na polícia em 2016, Viny se destacou pelo excepcional faro e compromisso. Em seu primeiro ano de trabalho, o cão contribuiu para a localização e apreensão de quase meia tonelada de entorpecentes. Essas ações notáveis lhe renderam a consideração de uma lenda pelos colegas do Núcleo de Operações com Cães (NOC).
Além do combate ao narcotráfico, Viny também participou de ações educativas, integrando projetos da SENARC que visavam aproximar a Polícia Civil de crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas. Através de palestras e conversas sobre temáticas relacionadas ao ambiente escolar, mais de mil estudantes foram impactados.
A solenidade de aposentadoria, que coincidiu com o aniversário de 8 anos do cão, contou com a presença de figuras importantes da segurança pública do Maranhão, incluindo o delegado-geral da PC-MA, Jair Paiva, que destacou a importância do K9 Viny para a evolução dos trabalhos com cães farejadores no estado.
“O Viny representa muito para nós no tocante à especialização do trabalho com cães no Maranhão. Ele foi o precursor desse trabalho que iniciou em 2016. Para a Polícia Civil, é ainda algo novo, apesar de em equipes como a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros já existir há muito mais tempo. Por esses e outros motivos, ele é merecedor desse tributo, como forma de agradecimento pelo seu exitoso trabalho”, afirmou Paiva.
Após a cerimônia, foi anunciado que Viny desfrutará de sua aposentadoria ao lado de Diego, seu condutor e parceiro desde que foi adquirido pela polícia, marcando o fim de uma carreira dedicada e o início de um merecido descanso.