Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Promoção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA), revelou uma diferença de até 279,4% nos preços de produtos que fazem parte da lista de material escolar.
Foram analisados os preços de 390 materiais disponíveis em seis lojas em São Luís. A comparação envolve itens como lápis, borrachas, cadernos e canetas. Entre eles, o apontador de lápis foi o item com maior variação de preço. Em uma loja no Centro de São Luís, o item custava R$1,29, enquanto em outra, em um shopping no Jaracati, o preço era de R$4,90. Isso representa uma variação de 279,84%.
A caneta esferográfica também teve variação de quase 234,48% no valor do produto.
O Procon recomenda
Uma orientação importante na hora de comprar o material escolar, é analisar com atenção a lista de materiais fornecida pela escola, para evitar compras de itens desnecessários para o aluno. Também é recomendado delimitar um orçamento para não cometer excessos.
Além disso, pais e responsáveis devem realizar a pesquisa de preço não só em lojas físicas, mas também nas lojas online. Algumas vezes, os mesmos produtos se encontram com uma significativa variação de preço.
Reaproveitar matérias em bom estado, de anos anteriores, também está entre as recomendações.
Em caso de suspeita de preços abusivos nos itens de materiais escolares, os pais também podem realizar denúncias ao Procon.