Sobe para 13 o número de cidades do Maranhão em estado de emergência por causa das enchentes

Imagens de Notícias do Maranhão

Município de São Roberto, no Maranhão, uma das 13 cidades que decretou situação de emergência por causa das chuvas

 

Subiu para 13 o número de cidades maranhenses que decretaram situação de emergência por causa de enchentes e alagamentos, devido às fortes chuvas que atingem todo o estado, provocando o aumento no nível dos rios e riachos. Os novos municípios maranhenses que entraram em situação de emergência foram Carutapera, Governador Nunes Freire e Boa Vista do Gurupi. 

 

De acordo com a Defesa Civil do Maranhão, mais de 600 famílias estão desabrigadas e 1.663 famílias estão desalojadas.  Na capital São Luís, 72 áreas de risco de deslizamentos, alagamentos e desmoronamentos estão sendo monitoradas pela Defesa Civil da cidade. 

 

Os municípios de Serra Negra, São Roberto, São João Sóter, Tuntum, Monção, Pindaré-Mirim, Conceição do Lago Açu, Lago da Pedra, Lagoa Grande do Maranhão e Trizidela do Vale também estão na lista das cidades afetadas pelas cheias dos rios. As famílias afetadas pelas chuvas estão sendo auxiliadas pelas coordenadorias municipais da Defesa Civil, que prestam esses apoios nessas situações. 

 

CUIDADOS

A Defesa Civil alerta que, em situações de chuvas intensas, a população mantenha distância segura de trechos afetados e/ou em que o solo esteja encharcado, o que aumenta o risco de desmoronamentos ou deslizamentos.

A Defesa Civil orienta, também, que ao perceber riscos de alagamentos na cidade, a população deve procurar as autoridades de defesa como Corpo de Bombeiros e a própria Defesa Civil, por meio dos telefones 193 e 199 respectivamente, informando quais são as áreas afetadas pelas cheias. 

Chuvas em Imperatriz e transbordamento dos riachos

 

Moradores da rua Alvorada, no bairro Bacuri, em Imperatriz,  continuam ilhados nesta quarta-feira (03), por conta do transbordamento do Riacho Bacuri, que corta a região. O transbordamento aconteceu por causa da chuva da noite de terça-feira (02). Os moradores temem que a situação piore ainda mais por conta da previsão de mais chuvas para a cidade. Por conta do medo do volume da água, alguns moradores relatam que não conseguiram dormir nesta madrugada.

 

A situação é a mesma em outros bairros da cidade. Com as fortes chuvas que caem na região, os alagamentos se tornam cada dia mais comuns em Imperatriz. De acordo com a Defesa Civil, a chuva da noite de ontem e madrugada foi de 55 milímetros. Um outro local bastante afetado na cidade foi a rua Sergipe, no bairro Nova Imperatriz. Por lá, o riacho Capivara também transbordou e invadiu algumas casas. 

 

Sair da versão mobile