Um homem foi preso, suspeito de invadir sites para acessar informações e dados confidenciais, em Penalva, distante 257,4 km de São Luís. Segundo a polícia, uma das ações principais do suspeito era alterar conteúdos de uma página para atacar ou manchar a imagem de alguém.
De acordo com a Polícia, o homem já havia sido preso no ano passado, pelo mesmo crime.
Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos pelo Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT) da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), com apoio da Polícia Civil do Distrito Federal (DF). Algumas contas bancárias também foram bloqueadas.
*Crime cibernético*
As penalidades para o crime de invadir e roubar dados confidenciais de sites variam de acordo com a legislação específica do país e a gravidade do delito. No Brasil, a Lei nº 12.737/2012, conhecida como Lei Carolina Dieckmann, prevê punições para crimes cibernéticos, incluindo acesso ilegal a sistemas informatizados. As penalidades podem incluir multas, detenção e até mesmo prisão.
Em casos mais graves de invasão e roubo de dados confidenciais de sites, as penas de prisão podem variar, podendo chegar a até 2 anos de detenção, além de multa. No entanto, em casos mais graves, envolvendo danos mais sérios ou reincidência, as penas podem ser mais severas, com possibilidade de aumento do tempo de prisão.
*Caso tenha sido vítima, o que fazer:*
1) Verifique se o site ainda está ativo e copie seu endereço (URL);
2)Faça um print da página e do produto anunciado;
3) Em posse de todas essas informações, procure a Delegacia de Polícia mais próxima de sua casa ou registre um Boletim de Ocorrência Eletrônico através do site da Delegacia Eletrônica https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home na opção OUTROS CRIMES.