Neste domingo (27), eleitores de Imperatriz retornam às urnas para o segundo turno das eleições municipais, que escolherá o próximo prefeito(a) do município. Assim como aconteceu no primeiro turno do pleito, é necessário que todos estejam atentos às regras sobre o que é permitido e o que não pode no dia da votação.
No dia da votação, o eleitorado pode manifestar sua preferência de forma individual e silenciosa, por meio de: broches, adesivos, bandeiras, dísticos, camisetas e a “colinha” (lembrete com o número).
No domingo de eleição, são proibidos por lei e considerados crimes eleitorais, entre outros, os seguintes exemplos: o uso de alto-falantes e amplificadores de som; comícios ou carreatas; a propaganda de boca de urna; a aglomeração de pessoas com roupas de propaganda que identifiquem partido, coligação ou federação.
Em Imperatriz, única cidade do Maranhão que ter segundo turno na Eleição Municipal em 2024, está proibida a venda, o fornecimento e o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e de acesso público de 00h00 até as 22h00 do domingo de eleição.
O voto é obrigatório para todos os brasileiros que têm entre 18 e 69 anos, facultativo para adolescentes de 16 e 17 anos, para maiores de 70 anos e para pessoas analfabetas. Em todo o Brasil, 51 cidades realizam o segundo turno para decidir quem administrará as prefeituras pelos próximos quatro anos.