Imperatriz poderá ter segundo turno nas eleições de 2024. Após campanha realizada pela Justiça Eleitoral, faltam menos de 10 mil eleitores para chegar a 200 mil, quantidade mínima de votantes para que uma cidade tenha eleição em dois turnos.
Segundo dados da Justiça Eleitoral de Imperatriz, o município tem mais de 190 mil eleitores. Até outubro do ano passado, eram cerca de 185 mil.
Há um engajamento tanto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) quanto da própria classe política para que Imperatriz alcance os 200 mil eleitores até 8 maio, prazo final para regularização ou emissão de título de eleitor para está apto a votar no pleito deste ano.
O fechamento do cadastro é uma medida legal adotada nos anos eleitorais para permitir que a Justiça Eleitoral organize a votação de acordo com o número de eleitores aptos. Conforme o artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), nenhum pedido de inscrição eleitoral ou transferência será aceito nos 150 dias anteriores à data da eleição, cujo primeiro turno acontecerá dia de outubro.
A campanha segue no Fórum Eleitoral, na Câmara Municipal, com atendimento pela manhã, de segunda a sexta-feira, e também nas escolas municipais, estaduais e particulares para o cadastramento de novos títulos, biometria e mudança de local de votação para Imperatriz.
O incentivo também vale para pessoas que moram em Imperatriz, mas votam em outros municípios para transferir o título de eleitor para a cidade.