O presidente Lula anunciou nesta segunda-feira (27), a indicação do ex-governador do Maranhão e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para se tornar Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
A indicação foi encaminhada ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. O nome ainda precisa ser aprovado pelo plenário do Senado, são necessários pelo menos 41 votos. Flávio Dino também precisa ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado, que também vota as indicações.
Se aprovado, caberá ao STF decidir a data para a posse. O ex-governador do Maranhão ocupará a cadeira da ministra Rosa Weber, que deixou o cargo em setembro, devido a aposentadoria.
O presidente também indicou o procurador Paulo Gonet para comandar a Procuradoria- Geral da República (PGR). Os dois nomes indicados já eram apontados como candidatos favoritos para o cargo desde a abertura das vagas.
Caso as indicações não sejam avaliadas ainda este ano, antes do recesso legislativo, que ocorre em pouco menos de um mês, a possível aprovação e posse dos novos cargos só serão realizadas em fevereiro ou março do ano que vem.