A Justiça do Maranhão proferiu sentença condenatória em resposta à Ação Civil instaurada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), onde aponta atos de improbidade administrativa de dois ex-servidores municipais da cidade de Barra do Corda.
Os condenados, João Vermelho e Oilson Lima, deverão ressarcir aos cofres públicos o valor de R$ 3.985.350,10. De acordo com as investigações do MPMA, este montante teria sido desviado por meio de um contrato irregular de locação de veículos e máquinas pesadas para a administração pública em 2015, firmado com as empresas Lima Eireli – ME e G.C.S Equipamentos e Construções LTDA.
No período, João Vermelho, indicado pelo então prefeito Eric Costa (atualmente deputado estadual pelo PSD), atuava como presidente da Comissão de Licitações. Já Oilson Lima era responsável como ordenador de despesas.
O promotor de Justiça Guaracy Martins Figueiredo, responsável pela ação, identificou e argumentou diversos desvios no processo licitatório, o que culminou na condenação judicial dos envolvidos.