A Justiça de Açailândia, Maranhão, determinou a prisão de Eunélio Mendonça, ex-prefeito de Santo Antônio dos Lopes, e Alcionildo Matos, candidato a prefeito de Bom Jardim nas eleições de 2020. A ordem de prisão, assinada pela juíza Selecina Henrique Locatelli, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Açailândia, data de 26 de junho.
Os dois são investigados por supostos crimes de fraude em licitações. Eunélio Mendonça é casado com a deputada estadual Ana do Gás. Os mandados de prisão são baseados no artigo 312 do Código de Processo Penal, que prevê a prisão preventiva “como garantia da ordem pública, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova de existência do crime e indícios suficientes da autoria”.
Na decisão, a magistrada esclarece que há nos autos “indícios suficientes de que seja o réu o autor da infração”, levando a necessidade de resposta imediata à ofensa social causada. Portanto, a juíza Locatelli decretou a prisão preventiva dos denunciados Alcionildo Sales Rios Matos e Eunélio Macedo Mendonça.
Agravando a situação dos réus, a justiça ressalta que nunca conseguiu localizá-los para devida intimação.
As prisões podem ser efetuadas ainda hoje, quinta-feira (21). A população aguarda mais informações sobre o desdobramento deste caso.