250 kg de queijos foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal, na BR-222, no município de Santa Inês, no final da tarde dessa sexta-feira (26). Segundo a PRF, os queijos estavam sendo transportados na carroceria de um carro, sem refrigeração, para serem entregues em padarias da cidade.
A apreensão ocorreu durante fiscalizações na rodovia. Ainda de acordo com a PRF, o veículo estava sendo conduzido por um homem de 51 anos de idade, que estava acompanhado da esposa.
Durante a fiscalização o condutor informou que estava vindo de Buriticupu para Santa Inês. A equipe solicitou a CNH do motorista e a documentação referente ao veículo. O condutor informou que não possuía CNH. Foi solicitado ao condutor que desembarcasse do veículo e que abrisse a carroceria. Neste momento a equipe constatou que o condutor estava transportando uma grande quantidade de queijo, sem nenhuma refrigeração, acondicionado no piso da carroceria do veículo.
Ao ser questionado sobre a carga, o motorista disse que tratava-se de aproximadamente 250 kg de queijo, distribuídos em sete pacotes compostos por barras de queijo, envolvidos em uma lona. E que a carga seria entregue em padarias da cidade de Santa Inês.
O condutor afirmou ser agricultor e que não tinha documento fiscal dos produtos. Uma equipe da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED foi acionada pela PRF para verificar e recolher os produtos.
Os queijos apreendidos foram destinados ao aterro sanitário de Gerenciamento Ambiental destinado pela equipe da AGED-MA para destruição, por não estarem em conformidade para consumo.
Foi constatado que as barras de queijo encontrava-se com odor forte devido ao transporte feito em condições inadequadas e em temperatura ambiente. O motorista acompanhou a abordagem da PRF e a chegada do fiscal, assim como os procedimentos pertinentes à AGED-MA.