De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 894 candidatos disputam uma das vagas de deputado estadual e federal nas eleições em 2022, no estado do Maranhão.
O número de candidatos que estão concorrendo às vagas de deputado federal no estado é de 359, já os concorrentes a deputados estaduais chegam a 535. As eleições irão ocorrer no dia 2 de outubro, e os eleitores maranhenses poderão escolher entre estes candidatos, o seu representante na câmara federal.
O qual a função de um Deputado Federal?
A função de um deputado federal é legislar e fiscalizar o governo, propor leis que apresentem melhorias para o país. Sendo eleitos para um mandato que dura quatro anos, em que tem possibilidades de reeleição de maneira indefinida.
Debater projetos de leis que estiverem em tramitação e sua possível aprovação ou rejeição. Caso haja uma aprovação, a pauta será transmitida para o Senado para que os senadores façam a mesma coisa: debater a aprovação ou não de um projeto de lei.
Os deputados podem também:
- Propor alterações na Constituição Federal por meio de uma emenda constitucional;
- Decidir aprovar ou não a criação de uma lei baseada em uma Medida Provisória, emitida pelo presidente.
O qual a função de um Deputado Estadual?
Tem a função de representar o Legislativo estadual. Trabalha na Assembleia Legislativa e deve legislar e fiscalizar o Executivo estadual. Sendo eleito para um mandato de quatro anos e atua nas Assembleias Legislativas, tem possibilidade de reeleição.
A atuação de um deputado estadual se dá no estado pelo qual ele foi eleito, sendo assim, cada estado brasileiro elege os seus próprios deputados estaduais.
Tem função de fazer o trabalho de fiscalizar as ações do governo estadual, deve ficar atento ao que o governador e os seus secretários fazem em sua gestão. Os deputados estaduais podem convocar governadores e secretários para prestar esclarecimentos sobre alguma conduta, e órgãos estaduais podem ser mobilizados para investigar atos suspeitos.
Os deputados estaduais também podem abrir uma investigação contra o governo de seu estado e conduzi-la pessoalmente. Essa investigação é chamada de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).