O Ministério Público do estado do Maranhão por meio de uma ação, protocolada pela Promotor de Justiça, Marco Túlio Rodrigues Lopes, pede o afastamento do atual prefeito Erivelton Teixeira Neves e de Augusto Canavieira, presidente do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores (Impresec), da prefeitura de Carolina, que fica no sul do Maranhão.
O motivo do pedido de afastamento é por falta de transferência de contribuições previdenciárias pelo município ao Instituto e falhas na fiscalização do repasse dos recursos.
Contém nos pedidos, o bloqueio de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no valor de R$ 4.547.147.141,94 e para eventuais gastos com propaganda, publicidade, festas, eventos e similares até a transferência das contribuições.
O ministério público pede de mesmo modo a indisponibilidade de verbas públicas que não afetam as áreas da saúde e educação. Foi sugerido R$ 10 mil individuais de muitas por descumprimentos, a serem pagos pelo prefeito e pelo presidente do Impresec.
O Mais Maranhão entrou em contato com a prefeitura de Carolina, mas não houve resposta. O espaço continua aberto caso queira se pronunciar.