Nesta sexta-feira (26), foi realizada em Imperatriz, uma reunião conduzida pelo Ministério Público do Maranhão, para discutir sobre a presença das mulheres no cenário político de Imperatriz. O debate contou com a participação de representantes de partidos eleitorais da cidade. O objetivo da reunião foi destacar a importância do cumprimento da lei de cotas para mulheres dentro dos partidos e informar sobre os riscos das tentativas de fraudes sobre as cotas, como por exemplo, quando se coloca o nome de mulheres como candidatas, mas elas não fazem campanha eleitoral e geralmente não tem nenhum voto.
O evento aconteceu na sede das Promotorias de Justiça de Imperatriz e também contou com a presença da promotora Alline Matos Pires, que responde pela 65° Zona Eleitoral, da promotora de justiça eleitoral Raquel Chaves Duarte Sales da 33° Zona Eleitoral e do juiz Delvan Tavares, também da 33° Zona Eleitoral, que analisou os desafios e o papel das mulheres na tomada de decisões políticas.
Segundo a promotora Alline Matos, a reunião também teve o objetivo de destacar a participação das mulheres no cenário político e a importância da legislação de cotas de gênero, que proporciona a igualdade e representatividade no meio político.
Fórum de Mulheres
A ideia de fazer o encontrou ocorreu durante uma reunião realizada pelo Ministério Público no mês de março deste ano, que contou com a presença de representantes do fórum de mulheres de Imperatriz e Região Tocantina. Nesta reunião, foram discutidos a garantia do cumprimento das cotas de gênero e as estratégias para promover a oportunidade das mulheres no meio político.
Cotas de gênero na política
A cota de gênero nos partidos políticos é uma medida destinada a garantir uma representação mais equitativa de homens e mulheres nas listas de candidatos. Essa medida é implementada de diferentes formas, mas geralmente exige que os partidos reservem uma porcentagem específica de suas candidaturas para mulheres.
A cota de gênero nos partidos políticos desempenha um papel importante na promoção da participação feminina na política em várias etapas do processo político, desde a seleção de candidatos até a eleição para cargos públicos. Ela ajuda a combater o viés de gênero nas estruturas partidárias, que historicamente têm sido dominadas por homens, e proporciona oportunidades iguais para mulheres concorrerem a cargos políticos.
Uma das principais vantagens da cota de gênero nos partidos políticos é que ela pode influenciar diretamente a composição das legislaturas e dos órgãos executivos, aumentando a presença de mulheres em posições de poder e influência. Isso é fundamental para garantir que as vozes e as perspectivas das mulheres sejam representadas na formulação de políticas públicas e na tomada de decisões.