O Hemonúcleo de Imperatriz realizará, entre os dias 24 e 28 de fevereiro, a campanha “Saúde no Carnaval”, com o objetivo de incentivar as doações de sangue antes da folia. O banco de sangue do Hemonúcleo de Imperatriz sempre precisa de doações para atender à demanda de todos os hospitais da cidade e de mais de 20 municípios da região.
As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h00 e das 13h30 às 17h00, na Rua Coriolano Milhomem, no Centro de Imperatriz, e não é necessário agendamento. Podem ser doados todos os tipos sanguíneos.
Para doar, é necessário: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em bom estado de saúde, não consumir bebidas alcoólicas pelo menos 12 horas antes da doação e ter tido uma boa noite de sono.
Devido a demanda da macrorregião de Imperatriz para manter o estoque abastecido, são necessárias 60 doações diárias, mas com a chegada de festas como o carnaval por exemplo, os doadores costumam se afastar dos postos para curtir a folia, mas segundo os especialistas na área com uma alimentação equilibrada e repouso, o corpo repõe o volume de sangue doado em cerca de 24 horas.
A campanha visa garantir estoques suficientes de sangue para atender à demanda durante o carnaval, um período em que os acidentes e emergências médicas aumentam significativamente. Além disso, as doações são essenciais para garantir a continuidade dos tratamentos de pacientes com doenças crônicas e em situações de urgência.