Um bebê de 11 meses, identificado como Benjamin Rodrigues Vilar, que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, foi levado para a praia pela equipe médica. A criança estava acompanhada pelos profissionais da saúde e pelos pais.
O paciente possui uma doença neuromuscular conhecida Miopatia Centronuclear ligada ao X, o menino está internado desde que nasceu. A ida a praia foi possível por causa de um projeto chamado “Hoje tem prainha”, que tem como objetivo ampliar os cuidados integrais aos pacientes e seus familiares.
“A equipe atua como facilitadora dessa comunicação do bebê com os pais e proporciona uma postura ativa frente à internação prolongada do bebê, fazendo com que os pais tenham percepção positiva dos cuidados da equipe com o seu filho. Para o bebê, é uma oportunidade para proporcionar um momento de convívio fora do ambiente hospitalar”, disse a psicóloga da unidade, Djanira Rodrigues Vieira.
A equipe que acompanhou o bebê era formada por multiprofissionais como fisioterapeutas, enfermeiras, técnica de enfermagem, psicóloga, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional.