Antes que a gripe se agrave, a vacina continua sendo a melhor forma de prevenção contra os sintomas mais graves da influenza. Em Imperatriz, segue a campanha de vacinação, voltada para os grupos prioritários, entre eles: idosos, gestantes e crianças a partir de 6 meses até cinco anos.
O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, em 2025 a meta é alcançar 90% de cobertura vacinal.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), Imperatriz está entre as cidades do estado com mais casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A faixa etária mais atingida vai de crianças com menos de 1 ano até os 11 anos de idade.
No ano passado, mais de 53 mil pessoas foram vacinadas em Imperatriz. Este ano, seguindo uma nova diretriz do Ministério da Saúde, a vacinação será contínua, sem uma campanha específica, como acontecia anteriormente.
A mudança tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal, adotando estratégias ao longo do ano para facilitar o acesso da população às doses.