Nesta segunda-feira (02), foi lançada em Imperatriz a campanha Dezembro Vermelho, dedicada à conscientização e prevenção do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Somente em 2024, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Imperatriz registrou 294 novos casos de HIV/AIDS.
Este ano, a campanha traz o tema “HIV. É sobre viver, conviver e respeitar”. Atualmente, o Programa Municipal IST/AIDS acompanha 3.530 pacientes em tratamento na cidade e distribui gratuitamente preservativos em todas as Unidades Básicas de Saúde para a população.
Os testes rápidos para ISTs e HIV/AIDS estão disponíveis em todas as Unidades de Atenção Básica, mas é no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera que funciona o programa principal, onde são realizados exames para monitorar a carga viral e o sistema imunológico dos pacientes, além da entrega de medicamentos.
A coordenadora do Programa IST em Imperatriz, a enfermeira Marcela Sobrinho, informa que “durante todo este mês serão realizadas várias atividades como palestras, atendimentos, dentre outras ações voltadas à população”.
Os órgãos competentes reforçam a importância da prevenção e do tratamento contínuo para aqueles diagnosticados, destacando que o acompanhamento médico adequado e o uso regular de medicamentos podem garantir uma vida saudável e reduzir significativamente a transmissão do HIV.