No município de Codó, distante 304 km de São Luís, a população está questionando a falta de antibióticos nas farmácias e no Hospital Municipal. Segundo uma atendente, que trabalha em uma das farmácias da cidade, o produto está em falta no mercado e por isso não estão conseguindo fazer a reposição do remédio.
A proprietária do local afirma que a dificuldade em encontrar os antibióticos é por causa da falta de insumos na indústria farmacêutica.
“Devido a guerra da Ucrânia afetou realmente todo o território brasileiro e também a questão da China, da falta de insumos e dos medicamentos.” diz Daniele Félix em entrevista.
A compra dos antibióticos está sendo limitada pelo fabricante do remédio, a amoxicilina é um dos medicamentos mais procurados pela população nas farmácias, mas a reposição do comprimido só pode ser feita entre 4 a 6 meses com apenas 10 caixas por vez.
O Hospital Municipal de Codó também está sofrendo com a falta do medicamento, que tem sido usado apenas em pacientes que estão no pós operatório ou de trauma. O Hospital também tem tido dificuldade de abastecer o estoque de dipirona.
O diretor do Hospital, Adriano de Paula, afirma que a preferência dos antibióticos é para esses pacientes, pois a probabilidade de inflamação e riscos são maiores. Aos pacientes que estão precisando do comprimido, os médicos têm substituído por outros medicamentos.