O veterinário, Renan Nascimento de Morais, presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais da regional maranhense, afirmou que o Hospital Universitário Veterinário da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) estaria cobrando por atendimentos e procedimentos, que deveriam ser gratuitos.
Segundo a Associação, o Hospital Veterinário da UEMA é classificado como um órgão público e, o único do Brasil a cobrar por atendimento, de forma indevida. O Hospital atende 60 casos por dia de animais domésticos de pessoas de baixa renda.
O dono de um animal, que não quis ser identificado, precisou de atendimento e disse ao médico veterinário Renan, que passaram um orçamento para ele de R$1.670 referente a um procedimento em uma folha rasgada de cosméticos.
A Associação entrou com uma ação civil pública contra a Universidade Federal do Maranhão em 2019, no qual a instituição é ré, foi atualizada em 2022 pelo Ministério Público Estadual, que se manifestou pelo julgamento parcialmente procedente.
A Universidade Estadual do Maranhão se pronunciou através de uma nota à imprensa alegando que iria ser emitido um posicionamento, pois a questão está na justiça ainda aguardando uma decisão.