O Maranhão registrou três mortes por dengue em todo o estado. os três pacientes são de sexo masculino sendo eles Uma criança, de cinco anos de idade, um bebe de 10 meses e um jovem de 23 anos.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a morte mais recente foi a de uma criança de cinco anos de idade, da cidade de Brejo, a 322 km de São Luís. A crinaça do sexo masculino, estava internada em um hospital da no Hospital da Criança Dr. Odorico Amaral de Matos no dia 29 de fevereiro. A criança veio a óbito no dia 5 de março. A confirmação do óbito por dengue foi por meio de coleta com método Elisa Dengue IgM de resultado reagente para Dengue tipo 2 e confirmados pelo Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (IOC/LACEN-MA).
A primeira morte por dengue no estado foi de uma criança de 10 meses, moradora de São Luís.
A segunda vítima da dengue no estado foi um jovem de 23 anos morador de Lago Verde, a 287 km da capital São Luís. Segundo a secretaria, ele tinha comorbidades.
Além disso, o estado também teve a primeira morte por chikungunya, neste ano, sendo a de um homem, de 34 anos de idade, que era morador da cidade de Caxias. Em nota, a SES informou que o óbito ocorreu em Teresina, capital do Piauí, onde o paciente estava internado.
De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses, o estado do Maranhão registra 3,908 casos de dengue. Já de chikungunya são registrados 249 casos no estado.
Situação no País:
Em todo o país, a plataforma do Ministério da Saúde contabiliza 927.485 casos confirmados de dengue e 630 óbitos. Já para chikungunya são 45.804 casos e 36 óbitos.
O país já bateu o recorde histórico de casos prováveis, com 1.889.206 casos prováveis de dengue.
Apenas sete estados brasileiros não registram óbitos pela doença em 2024. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima.
Sintomas da doença:
Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao ser humano principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.
Cuidatos e prevensões:
A melhor forma de prevenção contra a dengue é evitando a proliferação do mosquito. Para evitar isso, é necessário eliminar objetos que acumulem água e são potenciais criadouros, fazendo vistorias regulares em recipientes que armazenam o líquido, como caixas d’água. Além disso, o repelente é uma outra opção de evitar a doença.
Confira abaixo a nota completa da Secretaria de Estado da Saúde:
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirma o terceiro óbito por dengue no Maranhão. Trata-se de uma criança de 5 anos, do sexo Masculino, residente do município de Brejo. O aparecimento dos sintomas foi no dia 5 de fevereiro de 2024 e a internação aconteceu em São Luís, no Hospital da Criança Dr. Odorico Amaral de Matos no dia 29 de fevereiro. A criança veio a óbito no dia 5 de março. A confirmação do óbito por dengue foi por meio de coleta com método Elisa Dengue IgM de resultado reagente para Dengue tipo 2 e confirmados pelo Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (IOC/LACEN-MA).
Os demais óbitos confirmados são de uma criança de 10 meses e 20 dias, do sexo masculino, residente em São Luís e de um jovem de 23 anos, do sexo masculino, residente de Lago Verde, com comorbidade.
A SES esclarece ainda que o boletim divulgado no site da SES é um informe semanal com a atualização dos dados dos últimos 7 dias. O Ministério da Saúde disponibiliza um painel online para visualização dos casos de arboviroses.