Um alerta divulgado pelo meteorologista da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Hallan Cerqueira, prevê para os próximos dias uma forte onda de calor em cidades do Maranhão, principalmente no sul como o município de Balsas e cidades próximas e o sudoeste do Maranhão, incluindo a região a tocantina e Imperatriz.
As altas temperaturas registradas no Maranhão são devido a uma condição de barreira meteorológica no sul do Brasil que impede o avanço de frente fria e a amenização do calor no estado.
Calor excessivo em Imperatriz é causado pelo El Niño
O último fim de semana foi de temperaturas ainda mais altas, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Inpe. A sensação térmica passando dos 40º e baixa umidade relativa do ar.
De acordo com a meteorologia, o fenômeno El Niño está fazendo as temperaturas aumentarem no nordeste e também fazendo o volume de chuvas ficar maior em outras partes do Brasil, como na região Sul.
As temperaturas em Imperatriz estão chegando a casa dos 38°C diariamente, com sensação térmica superior aos 42°C e baixa umidade relativa do ar.