Após uma denúncia de falta de medicamentos nas unidades de saúde do município de Caxias, distante 474 km de São Luís, o Ministério Público juntamente com o Ministério Público Federal entraram com uma ação contra a prefeitura, que obrigada imediatamente a regularização do fornecimento de medicamentos e insumos às unidades de saúde do município.
A prefeitura municipal tem o prazo de 5 dias, dados pela promotora de justiça Ana Cláudia Cruz dos Anjos e pela procuradora da República Anne Caroline Aguiar Andrade Neitzke, para que os remédios estejam disponíveis, sem que haja falta para os pacientes que precisam.
O Complexo Hospitalar Gentil Filho, Maternidade Carmosina Coutinho, Hospital Infantil João Viana, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Policlínica de Atendimento Médico (PAM) estavam sofrendo com as faltas de medicamentos como antibióticos e ante- inflamatório, além de farmacêuticos para a unidades.
Caso o município não atenda ao pedido do Ministério Público e Ministério Público Federal, a prefeitura terá que pagar diariamente uma multa de R$ 50 mil. O Jornal Mais Maranhão entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Caxias, mas não recebemos respostas até o fechamento da matéria.