Você já pensou que um simples “sim” pode salvar até oito vidas? Com a doação de órgãos é possível!
Em Imperatriz, o “sim” de uma família marcou um momento histórico para a saúde local: a realização da primeira coleta de córnea no Socorrão. O procedimento foi realizado no Hospital Municipal de Imperatriz, e o implante ocorreu em uma clínica credenciada.
Antes da cirurgia de implante, o tecido foi encaminhado para a Organização de Procura de Órgãos (OPO), em São Luís, onde passou por análise e preparo técnico, conforme os protocolos de segurança e qualidade exigidos pelo sistema nacional de transplantes.
A córnea é o tecido mais comumente transplantado no mundo. O transplante de córnea é uma das formas mais eficazes de restaurar a visão em pacientes com ceratocone, cicatrizes ou infecções graves que comprometem a transparência da córnea.
Segundo o médico coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO), vinculado à Central Estadual de Transplantes, esse fato foi possível, graças a atitude de grande generosidade de uma família que perdeu um ente querido.
Dados da Central de Transplantes do Maranhão (CET-MA) informam que, em 2024 foram registradas 179 doações de córneas. Hoje, em 2025, a fila de espera permanece expressiva, com mais de 500 pacientes aguardando pelo procedimento, sendo 239 homens e 269 mulheres.
Dizer em vida que você quer ser doador de órgãos faz toda a diferença. No Brasil, a doação só acontece com a autorização da família — por isso, conversar sobre esse desejo é essencial. Quando você compartilha sua vontade, ajuda seus familiares a tomarem uma decisão mais segura e respeitosa em um momento difícil. Um simples gesto pode salvar múltiplas vidas e transformar histórias.