A partir de 2026, a UPA do bairro São José deve passar por adequações estruturais indicadas pelo Ministério da Saúde. Com a nova estrutura, a unidade poderá realizar atendimentos em ortopedia, incluindo imobilização provisória.
Segundo a prefeitura, a ortopedia é uma das especialidades com maior demanda na urgência e emergência da saúde pública. A descentralização desses atendimentos deve ajudar a reduzir a sobrecarga do Socorrão.
Atualmente, a UPA do São José funciona 24 horas por dia e oferece atendimentos em pediatria e clínica médica, além de consultas, exames laboratoriais e raio-X.
A proposta do novo projeto arquitetônico segue as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que prevê redimensionamento de consultórios, salas de observações, salas de inalação com pontos de oxigênios, ponto de vácuo e enfermarias com novos leitos.
As instalações devem devem atender aos critérios estabelecidos pela ANVISA, aos regulamentos técnicos de projeto do MS e as demais legislações específicas para construção e estrutura física de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS).












